Como Funciona Wi-Fi Direct
A Wi-Fi Alliance anunciou uma nova forma de dispositivos WiFi habilitados para se conectar a um outro, mesmo na ausência de uma estação base. O novo protocolo, chamado de "Wi-Fi direct", permitirá que qualquer dispositivo se conecte diretamente a outro dispositivo para enviar e receber dados.

Anteriormente denominados "Wi-Fi peer to peer", a tecnologia permite que qualquer dispositivo com WiFi possa se conectar facilmente a outro, como um telefone celular ou câmera para uma impressora, ou mesmo um teclado ou mouse ao computador. Os dispositivos podem ligar-se "um-para-um" ou em grupo. De acordo com o Wi-Fi Alliance, dispositivos de aplicação da nova norma vai mesmo ser capaz de se conectar ao resto de dispositivos Wi-Fi, na maioria dos casos.

"Wi-Fi direct representa um avanço importante para nossa indústria", disse o Wi-Fi Alliance diretor executivo Edgar Figueroa em um comunicado. "Em todo o mundo os usuários irão se beneficiar de uma solução tecnológica única para a transferência de conteúdos e aplicações rápida e facilmente entre os dispositivos, mesmo quando um ponto de acesso não estiver disponível. O impacto é que o Wi-Fi se tornará ainda mais úteis para os consumidores e toda a empresa. "

A tecnologia parece competir diretamente com a tecnologia Bluetooth, que tem sido o padrão mais comum para pares direct-to-peer. O novo padrão Bluetooth 3.0 inclui ainda a capacidade de mudar para protocolos Wi-Fi para grandes transferências de dados. Como o Bluetooth, dispositivos Wi-Fi direct pode descobrir-se automaticamente e "mostrar" serviços disponíveis. Dadas estas características, Wi-Fi direct poderia eliminar a necessidade de implementação de ambos os padrões, na maioria dos casos.

Um outro benefício do Wi-Fi direto é que ele pode operar em altas velocidades e distâncias superiores a Bluetooth, embora geralmente use muito menos energia do que WiFi. Além disso, a norma visa a utilização de empresas assim como o uso do consumidor, com a inclusão de funcionalidades de gestão empresarial e segurança WPA2.

O Wi-Fi direct deve ser publicado logo que for finalizado e aprovado pelo Wi-Fi Alliance, e começará em 2010.
 
 
O que é? Como Funciona? WIFI X APPLE Política de Privacidade